UM OLHAR DE CUIDADO E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ANIMAIS VÍTIMAS DE MAUS-TRATOS, TRÁFICO DE ANIMAIS E BIOPIRATARIA
Palavras-chave:
Educação Ambiental; visitas monitoradas; tráfico de animais; maus-tratos.Resumo
O presente trabalho é um relato de experiência sobre o Projeto de Extensão Cuidado e conscientização sobre animais vítimas de maus-tratos, vinculado ao Programa Biodiversidade, voltado à sensibilização, à conscientização e à disseminação do conhecimento sobre o problema do tráfico de animais silvestres, da biopirataria e dos maus-tratos aos animais. Para isso, o projeto desenvolveu diferentes ações, sob a responsabilidade de docentes e de graduandos estagiários do Espaço Biodiversidade da Instituição: uma exposição didático-interativa e oficinas reflexivas de aprendizagem para crianças da pré-escola, e alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A exposição discute informações sobre o tráfico de animais silvestres, a legislação de proteção animal e as diversas formas de maus-tratos. Inclui análise de peças do acervo do Laboratório de Zoologia e um contato direto com animais resgatados no Espaço Biodiversidade. As oficinas reflexivas de aprendizagem possibilitam aos participantes interagirem com os animais presentes no Espaço Biodiversidade, conhecer a história desses animais, e entender os prejuízos advindos do tráfico de animais, da biopirataria e dos maus-tratos. Essas ações têm sido realizadas desde 2019 e já foram oferecidas a um total de 958 participantes, alunos, docentes e pessoas da comunidade, participantes de eventos promovidos pela Fundação Santo André. Uma das avaliações feita ao final da atividade demonstrou o alto engajamento e aprendizado, com destaque para o interesse dos alunos na discussão sobre a legislação. As ações, da forma proposta, promovem a sensibilização e a conscientização dos participantes na proteção animal, em consonância com a missão da instituição: “produzir, disseminar e aplicar o conhecimento tecnológico e acadêmico, para formação cidadã”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista FundAção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License