Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O texto do trabalho foi submetido à revisão detalhada, garantindo a clareza e a correção da redação.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • A identificação da autoria do trabalho foi removida tanto do texto como do arquivo Word.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega negrito em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Os autores estão cientes que a revista utiliza ferramentas destinadas à detecção de plágio em qualquer de suas formas.

Diretrizes para Autores

IMPORTANTE: acesse o arquivo modelo, no menu Template, para inserir os itens do trabalho a ser submetido, mantendo a formatação pré-estabelecida no modelo.

Template de Submissão do Trabalho [ clique para download ]

A Revista FundAção – Revista de Extensão do Centro Universitário Fundação Santo André tem por objetivos divulgar os resultados de estudos extensionistas, promover as ações de extensão e fomentar as reflexões sobre a extensão universitária.  As áreas de submissão de trabalhos são as definidas pelo Política Nacional de Extensão Universitária (FORPROEX, 2012): Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho.

A Revista FundAção tem o compromisso com a ética e qualidade na publicação, de acordo com o Código de Conduta Editorial (COPE). Todos os profissionais envolvidos nas publicações da Revista FundAção devem ser comprometidos com padrões de comportamento ético. O plágio e o autoplágio, assim como qualquer outro comportamento antiético, não são admitidos.

São aceitos para a publicação artigos e relatos de experiência, resultantes das atividades de extensão universitária, assim como resenhas de livros e revistas pertinentes.

  • Artigos

Trabalhos resultantes de ações de extensão universitária e que apresenta dados originais de investigação nas áreas temáticas Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho.

  • Relatos de Experiência Extensionista

Trabalhos resultantes das ações de extensão universitária, e que descrevem as atividades realizadas e os resultados da intervenção nas áreas temáticas Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho.

  • Resenhas de livros ou revistas

Análise de obra recém-publicada e relacionada ao escopo da Revista FundAção, apresentando as principais contribuições e para quem e a que a obra pode ser recomendada. A resenha deve ter entre 1 e 2 páginas.

 

1 Normas para a submissão do trabalho (artigo e relato de experiência)

1.1 Será aceito trabalho inédito e original, e que não esteja em avaliação em nenhum outro periódico simultaneamente. Os autores devem se certificar de que o conteúdo é realmente inédito e original.

1.2 Será aceito artigo e relato de experiência em português, espanhol ou inglês.

1.3 O trabalho deve ter entre 10 e 15 páginas, incluindo as referências, e com, no máximo, 5 ilustrações. Deve ser enviado em arquivo Microsoft Word (.DOC), formato A4, fonte Arial 12, espaçamento 1,5 e com 2,5 cm, nas margens superior e inferior, e 2,0 cm, nas margens direita e esquerda. Todas as páginas devem ser numeradas.

1.4 A submissão deverá ser on-line por meio do sistema Open Journal System (OJS), com acesso restrito, e realizada após cadastro prévio.

1.5 Todos os autores deverão ser incluídos no momento da submissão do trabalho pelo sistema OJS. Não serão aceitas inclusões de autores após o início do processo de avaliação.

1.6 A primeira etapa do processo de submissão consiste na verificação do atendimento às normas de publicação da Revista FundAção. O trabalho somente irá para a fase de avaliação se cumprir todas as normas de publicação.

 

2 Estrutura do trabalho

O corpo do trabalho deverá conter título, resumo, descritores, área temática, resumo em inglês, descritores em inglês, introdução, objetivos, procedimentos metodológicos, resultados e discussão, conclusões/considerações finais e referências. Se incluídos no trabalho, os itens Agradecimentos e Fontes de financiamento devem vir antes do item Referências.

Subtópicos devem vir com a primeira letra em maiúsculo e sem recuo, e em negrito. Citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, digitadas em corpo 10 e sem as aspas.

2.1 Título do trabalho: apresentado no idioma do artigo e em inglês. Deve ser conciso e refletir o conteúdo do trabalho.

2.2 Resumo no idioma do artigo e em inglês: deve explicitar o tema, os procedimentos metodológicos, os resultados e as conclusões/considerações finais do trabalho, com extensão entre 100 e 250 palavras. O resumo (abstract) em inglês deve ser a versão exata do resumo escrito no idioma do artigo. Se o trabalho for escrito em língua inglesa, o resumo deve ser apresentado em português.

2.3 Descritores (palavras-chave) no idioma do artigo e em inglês: incluir entre 3 (três) e 5 (cinco) descritores. Os descritores em inglês (keywords) devem ser a versão exata dos escritos no idioma do artigo.

2.4 Área temática: após os descritores, deve ser informada, pelo menos, uma área temática da extensão, com a qual o trabalho tem relação (Comunicação, Cultura, Direitos humanos e justiça, Educação, Meio ambiente, Saúde, Tecnologia e produção, Trabalho).

2.5 Introdução

Deve estabelecer com clareza a delimitação do assunto tratado, os objetivos do trabalho e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.

2.6 Procedimentos metodológicos

Deve descrever, de modo claro e preciso os procedimentos metodológicos utilizados e o público-alvo. Quando couber, o trabalho deve fazer referência à aprovação do Comitê de Ética pertinente.

2.7 Resultados e discussão

Deve trazer informações sobre os impactos do projeto na comunidade e ainda sobre os benefícios alcançados para o ensino e a pesquisa.

2.8 Conclusões/Considerações finais

Deve ser sucinta e apresentar as conclusões/considerações finais que o trabalho permitiu fazer, de acordo com os dados e resultados alcançados. Não devem ser feitas citações neste item.

2.9 Agradecimentos

Os autores podem mencionar instituições e/ou pessoas que, de alguma forma, possibilitaram a realização da atividade/pesquisa.

2.10 Fontes de financiamento

Os autores devem declarar todas as fontes de financiamento ou suporte, institucional ou privado, para a realização do estudo. 

2.11 Referências

As referências, no corpo do texto, devem ser apresentadas no sistema autor-data, de acordo com as normas atualizadas da  ABNT.

As referências citadas no texto deverão ser listadas ao final do artigo em ordem alfabética e deverão seguir as normas atualizadas da ABNT. Nas referências, os destaques devem ser em negrito. As referências devem vir justificadas e com um espaço entre leas.

Exemplos:

a) Livro

SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Edição. Local de publicação: Editora, Ano. número de páginas (opcional).

b) Coletânea

SOBRENOME, Nome (do autor da parte referenciada). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (org.). Título em negrito. Edição. Local de Publicação: Editora, data. Página inicial-página final da parte referenciada.

c) Artigo em periódico

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em negrito. Local de Publicação, Volume (v.), Número do periódico (n.), página(s) do artigo, mês (abreviado) e ano de publicação.

d) Trabalhos acadêmicos (dissertação, tese, monografias de cursos de especialização, trabalhos de conclusão de curso)

SOBRENOME, Nome. Título da dissertação/tese em negrito. Ano da defesa. Número de folhas (opcional). Trabalho de conclusão de curso ( Licenciatura em...; Bacharelado em...), Monografia (Especialização em...), Dissertação (Mestrado em…), Tese (Doutorado em…) – Instituição em que foi defendida (Faculdade, Universidade), local, ano.

e) Trabalho apresentado em congresso

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: TÍTULO DO EVENTO, 3. (edição), ano, local. Anais […]. Local: Instituição, ano.

f) Legislação

NOME DO PAÍS, ESTADO OU MUNICÍPIO.  Nome do Ministério ou Secretaria. Título, número, data (dia, mês e ano). Ementa.  Título do jornal ou da coletânea, local, n. do fascículo, página, dia, mês abreviado ano de publicação. Seção ou parte. 

OU

NOME DO PAÍS, ESTADO OU MUNICÍPIO.  Nome do Ministério ou Secretaria. Título, número, data (dia, mês e ano). Ementa.  Disponível em: http://www.xxxxxxxxx. Acesso em: dia mês (abreviado) ano.

g) Textos consultados em sites

SOBRENOME, Nome (ou NOME do site, NOME da Instituição). Título em negrito. Disponível em: http://www.xxxxxxxxx. Acesso em: dia mês (abreviado) ano.

 

3 Ilustrações

3.1 Podem ser do tipo Figura, Tabela, Quadro etc. Figuras referem-se a gráficos, desenhos, mapas, fotografias, esquemas, fórmulas e outras. Tabelas são informações tratadas estatisticamente; quadros apresentam informações textuais agrupadas em colunas.

3.2 O número de ilustrações deve ser de, no máximo 5 (veja item 1.3).

3.3 As ilustrações devem aparecer após sua citação no texto e serem numeradas com algarismos arábicos.

3.4 Figura: o título deve vir acima da figura, precedido da palavra designativa e do número de ordem de ocorrência no texto (Figura 1 – Título), e a legenda deve vir abaixo da figura. A fonte, quando couber, deve vir abaixo da legenda.

3.5 Tabelas e quadros: o título deve vir acima da tabela ou do quadro, precedido da palavra designativa e do número de ordem de ocorrência no texto (Tabela 1 – Título; Quadro 1 - Título). A legenda deve ser colocada abaixo da tabela ou do quadro. A fonte, quando couber, deve ser colocada abaixo da legenda.

3.6 As tabelas e quadros devem ser elaboradas no mesmo editor de texto utilizado para digitação do trabalho.

3.7 As fotografias devem ter resolução mínima de 300 dpi.

3.8 Além de estarem no corpo do texto, as imagens deverão ser encaminhadas com o mesmo nome seguido da ordem em que aparecem no texto em arquivo específico.

4 Envio do trabalho

4.1 O trabalho deve ser enviado eletronicamente por meio eletrônico www. revistafundcao.fsa.br

4.2 O arquivo com o texto do trabalho deve estar no formato DOC (Microsoft Word). 

 

5 Diretrizes de Avaliação

5.1 Após a submissão, o trabalho é avaliado pela equipe editorial quanto à adequação às modalidades de publicação da revista.

5.2 Estando de acordo com as modalidades, o trabalho é avaliado pela equipe editorial quanto à forma.

5.3 Após a avaliação quanto à forma, o trabalho é avaliado quanto ao mérito por, no mínimo, dois avaliadores, em um processo de avaliação cega por pares. (Consulte Assegurando a avaliação cega por pares).

5.3.1 O parecer deverá considerar as seguintes questões:

  • O trabalho é adequado ao escopo da revista?

  • O título é adequado e coerente com o conteúdo?

  • O resumo é adequado às normas, suficiente informativo, permitindo ao leitor um panorama adequado do texto?

  • Há coerência e interligação entre os diferentes itens do trabalho (introdução, objetivos, procedimentos metodológicos, resultados e discussão, conclusões/comsiderações finais)?

  • A estrutura do texto está de acordo com as normas estabelecidas pela Revista?

  • O conteúdo é claro e está de acordo com o que se espera para cada item do trabalho (introdução, objetivos, procedimentos metodológicos, resultados e discussão, conclusões/considerações finais)?

  • Há necessidade de revisão textual?

  • As figuras são adequadas em número e qualidade e contribuem para ilustrar o trabalho?

  • O tema é atual e contribui com as discussões no campo da extemnsão universitária?

  • O trabalho contribui para o avanço da prática da extensão universitária ou para a sua divulgação?
  • Considerando o conjunto dos aspectos elencados, o trabalho possui mérito acadêmico para  publicação?

5.4 Ao aceitar realizar a avaliação, os avaliadores afirmam que não apresentam qualquer conflito de interesse em relação aos autores, empresas ou instituições ligadas ao artigo.

5.5 Os pareceres emitidos pelos avaliadores são compatibilizados pelo corpo editorial e o resultado da avaliação (aceito sem modificações, aceito com sugestões de modificações ou rejeitado) é enviado aos autores.

6 Os autores deverão aceitar a Declaração de Direitos Autorais como parte do processo de submissão.

Artigo

Trabalhos resultantes de ações de extensão universitária e que apresenta dados originais de investigação nas áreas temáticas Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho.

Relato de experiência extensionista

Trabalhos resultantes das ações de extensão universitária, e que descrevem as atividades realizadas e os resultados da intervenção nas áreas temáticas Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho.

Resenha

Análise de obra recém-publicada e relacionada ao escopo da Revista FundAção, apresentando as principais contribuições e para quem e a que a obra pode ser recomendada. A resenha deve ter entre 1 e 2 páginas.