DOS BIOMAS TERRESTRES AO BIOMA MARINHO: O IMPACTO DO PLÁSTICO NO OCEANO
Palavras-chave:
Educação ambiental; poluição plástica; bioma marinho; extensão universitária; ODS; divulgação científica.Resumo
O projeto “Dos Biomas Terrestres ao Bioma Marinho: o Impacto do Plástico no Oceano”, contemplado pelo Edital CNPq/MCTI nº 08/2024, foi desenvolvido durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), cujo tema foi “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. Optou-se por focalizar o grande bioma marinho, dada a centralidade do oceano para a regulação climática, a biodiversidade e a qualidade de vida, em consonância com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021–2030) e com a Agenda 2030 (ODS 4, 14 e 15). A metodologia integrou uma exposição interativa com acervo biológico, painéis e réplicas em tamanho real, atividades práticas sobre microplásticos e oficinas lúdicas, além de um programa de formação docente com oficinas baseadas metodologias de projetos e investigativas. O contato com as redes de ensino foi formalizado por meio de ofícios de parceria e a mobilização do público ocorreu também via campanha intensiva nas redes sociais da Fundação Santo André e de instituições parceiras. Estimou-se a presença de aproximadamente 3.000 visitantes, sendo 1.197 estudantes de escolas públicas; todas as turmas participaram de todas as atividades. Na formação de educadores, foram ofertadas 15 oficinas, com 334 participantes no total, abrangendo redes públicas e privadas e diferentes municípios do ABC Paulista e da capital. Os resultados sustentam o potencial multiplicador da extensão universitária para a educação ambiental crítica, com forte aderência às agendas nacionais e internacionais de conservação marinha.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista FundAção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License