A CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO ESCOLAR

Autores

  • Breno Sousa Silva
  • Hugo Cavalcante do Nascimento
  • Julia Silva Rodrigues
  • Maki Sakamoto
  • Sueli Cominetti Corrêa Centro Universitário Fundação Santo André

Palavras-chave:

cultura afro-brasileira; Lei 10639/2003; educação antirracista; práticas pedagógicas; Educação básica.

Resumo

A cultura afro-brasileira é um pilar fundamental da identidade nacional do Brasil; apesar disso, as contribuições dos povos africanos são frequentemente subvalorizadas, inclusive no contexto escolar, o que reforça a perpetuação do racismo estrutural. Nesse sentido, este projeto visou promover a valorização da cultura afro-brasileira no ensino básico, ao contextualizar o tema e propor estratégias de inclusão no ambiente escolar. Para tal, foi feita uma revisão bibliográfica, que forneceu a fundamentação teórica para a criação de um folder educativo. O material foi entregue a profissionais da educação em uma escola estadual no município de São Bernardo do Campo, onde houve uma interação dialógica com o grupo. Os resultados obtidos foram satisfatórios: todos os que responderam ao questionário de avaliação afirmaram que a iniciativa contribuiu para seu desenvolvimento pessoal e profissional, revelando a importância de abordar o tema. Por fim, a execução deste projeto se mostrou relevante a todos os alunos responsáveis, atuando não somente como um convite à reflexão sobre a cultura afro-brasileira no ensino escolar, mas também como um chamado à luta antirracista.

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Publicado

2025-10-31

Como Citar

SILVA, B. S.; NASCIMENTO, H. C. do; RODRIGUES, J. S.; SAKAMOTO, M.; CORRÊA, S. C. A CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO ESCOLAR. Revista FundAção , Santo André, Brasil, v. 3, p. 108–119, 2025. Disponível em: https://revistafundacao.fsa.br/ojs/index.php/rfa/article/view/71. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Relato de experiência extensionista