TRANSFORMAÇÃO MOTRIZ DA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE A CULTURA FÍSICA OCUPANDO ESPAÇOS FORMAIS E INFORMAIS
Palavras-chave:
Motricidade, Cultura física, Esporte para todosResumo
A prática motriz (motricidade, movimento humano) na escola vai muito além dos momentos formais de ensino-aprendizagem mediados por um professor, desenvolvendo-se também em âmbito informal, espontâneo, autônomo e lúdico. Nessa perspectiva, apresenta-se um relato de experiência de projeto de extensão que objetivou diagnosticar e aprimorar espaços próprios e potenciais para prática motriz em escolas municipais de diferentes realidades administrativas do município de Manaus. Metodologicamente, diagnosticou-se o espaço de 8 escolas, sendo escolhidas duas para receber uma intervenção no sentido de aprimoramento dos seus espaços para estímulo da prática motriz dos alunos. Em cada escola foram realizadas diversas pinturas de jogos, brincadeiras e estruturas esportivas, maximizando espaços até então pouco utilizados e, com isso, estimulando o desenvolvimento motriz autônomo das crianças, além de alegrar o ambiente escolar. Apesar de dificuldades de várias naturezas enfrentadas, foi possível concluir o projeto, que se mostrou viável e interessante para projetos e políticas públicas futuras.
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