DO MANEJO RESPONSÁVEL À CONSCIENTIZAÇÃO DIGITAL
Palavras-chave:
Educação ambiental, Manejo de fauna, Tráfico de fauna, Conservação de fauna, Bem-estar animalResumo
O tráfico de espécies é uma exploração sequencial de várias fragilidades na sociedade para ganho econômico, onde não só a biodiversidade natural é explorada, mas também pessoas em situação de vulnerabilidade. As consequências dessas práticas são diversas, impactando negativamente tanto a biodiversidade natural quanto aqueles explorados como mão de obra. O uso das redes sociais facilitou muito a obtenção de espécies exóticas e silvestres para criação como pets, existem grupos de troca de informação assim como imagens e vídeos retratando esses animais como pets. Tais situações não promovem a conscientização ou retratam os impactos do tráfico animal, apenas demonstram o lado positivo de se ter essas espécies. É importante promover o debate sobre o assunto dentro de salas de aula, enfatizando nos impactos ambientais e como é necessário a proibição dessa prática. O seguinte projeto buscou conscientizar alunos da instituição de ensino médio Clothilde Martins Zanei sobre temas acerca do tráfico de fauna, bem-estar animal e exposição de animais nas redes sociais, através de uma apresentação com slides, demonstração de serpentes vivas e uma exposição do material zoológico proveniente do Centro Universitário Fundação Santo André. Com este trabalho, foi possível promover conscientização desse público sobre a importância da preservação ambiental e as ameaças impostas à biodiversidade ocasionadas pelo tráfico animal. Os alunos demonstraram um comportamento eufórico durante o manejo de serpentes, e com a exposição do acervo zoológico, permaneceram interessados e curiosos. Esses métodos de ensino se mostraram importantes para o cultivo de um interesse pela biologia e preservação ambiental.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista FundAção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License