TECNOLOGIAS COM LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO VIA SCRATCH COMO ATIVIDADE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Palavras-chave:
Jogos, Lógica de programação, Scratch, TecnologiaResumo
O objetivo neste artigo é apresentar o desenvolvimento de atividades de extensão universitária junto do Aldeia – Movimento Pró Cultura, Limeira, SP, que desenvolve um espaço de referência no serviço, junto de crianças e adolescentes, de convivência e fortalecimento de vínculos através de atividades culturais e desenvolvimento social. Com vistas às diversas questões ligadas às dificuldades e defasagens de estudantes no tocante à matemática, de modo geral, e de interesses de estudos e contato com tecnologias, aliados ao senso de responsabilidade social universitário, criamos o Projeto Convivas: Matemáticas e suas Tecnologias, com o objetivo de engajar estudantes dos cursos de graduação da Faculdade de Tecnologia, Unicamp, no desenvolvimento de atividades de extensão universitária. Dentre as atividades realizadas no ano de 2022, apresentamos o trabalho envolvendo a ferramenta Scratch como exploração de tecnologia, aprimoramento do raciocínio lógico, de maneira lúdica, através de jogos, num ambiente criado para difusão de conhecimentos e troca de saberes. A importância do projeto justifica-se pela sua inserção social cujos princípios estão incorporados à missão da universidade, em atividades de disseminação de conhecimentos, numa via de mão dupla, de integração da universidade e segmentos da sociedade. Como resultados deste trabalho, tivemos um grupo de estudantes da faculdade engajados na realização das atividades, levando cada criança, da faixa etária entre 9 e 12 anos, ao desenvolvimento de jogos, utilizando a ferramenta, num ambiente rico de informação, interação e transformação social.
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