INCLUSÃO DIGITAL BANCÁRIA PARA IDOSOS: HUMANIZANDO O ATENDIMENTO NAS AGÊNCIAS
Palavras-chave:
inclusão digital; idosos; segurança bancária; atendimento humanizado; capacitação de bancários.Resumo
O presente projeto de extensão teve como tema a inclusão digital bancária para pessoas idosas. O problema central abordado foi a dificuldade enfrentada pela população idosa diante da velocidade das mudanças tecnológicas no sistema bancário, o que gera insegurança, vulnerabilidade a golpes e exclusão social. Justifica-se pela crescente incidência de fraudes direcionadas a esse público, aliado ao aumento expressivo de idosos no Brasil, conforme dados do IBGE. O objetivo foi sensibilizar e capacitar funcionários bancários para oferecerem um atendimento humanizado e seguro aos idosos. A metodologia consistiu na realização de uma palestra presencial e online (modelo híbrido), incluindo roda de conversa, material informativo e a distribuição de um guia de boas práticas. O projeto foi desenvolvido no Sindicato dos Bancários do ABC com apoio de um agente do grupo, diretor da entidade, facilitando o contato com o público-alvo. Como resultado, promoveu-se sensibilização para um atendimento mais empático e seguro, fortalecendo a inclusão digital dos idosos nas instituições bancárias e diminuindo sua vulnerabilidade a fraudes
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