RESGATE DO SENTIDO DA DOCÊNCIA NO ENSINO INFANTIL
Palavras-chave:
Ensino Infantil; valorização docente; engajamento docente; identidade docente.Resumo
A valorização do professor é fundamental para o fortalecimento da sua identidade e exercício profissional. A identidade docente é composta por características típicas pelas quais um professor se constitui. É dinâmica e relacionada à experiência pessoal, representações sociais, motivação, o sentido pelo qual a profissão é assumida e a realização obtida através do trabalho. O objetivo desta Ação Curricular de Extensão (ACEx) foi identificar a constituição da identidade docente e propor estratégias para valorização profissional do professor fortalecendo seu exercício. A ação focou o corpo docente de uma entidade assistencial e educacional não governamental, sem fins lucrativos, que atua com Educação Infantil e contou com três encontros com os educadores. A ação foi composta por pesquisa para fundamentação teórica e atividades de extensão: dinâmicas expositivas que criaram um espaço de escuta, reconhecimento, troca e autorreflexão, estimulando o resgate do sentido da docência. Ao término das atividades práticas, foi aplicado um formulário de avaliação e percepção. A devolutiva dos 14 participantes demonstrou satisfação em relação à ação realizada, valorização e fortalecimento na identidade docente, estimulando o engajamento com a profissão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista FundAção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License