ECOLOGIA DE MELÍPONAS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Izzah Lemos Kanada e Silva Centro Universitário Fundação Santo André
  • Isadora Doniani Hitto Centro Universitário Fundação Santo André
  • Maria Nadiege Furtado Centro Universitário Fundação Santo André

Palavras-chave:

Abelhas nativas, Escola, Conservação, Debate

Resumo

Melíponas compreendem um amplo grupo de abelhas nativas que não apresentam ferrão e são de grande importância ecológica devido sua atividade polinizadora, mas que tem sofrido consequências extremas como a morte e extinção, pela falta de informação e pelo medo que grande parte da população sente, relacionado ao seu agente alérgico e dolorido de picada contido no ferrão de abelhas africanas (Apis mellifera). Ao sentir medo ou ter uma experiência negativa com o animal, dissemina-se a ideia de que ao matar a abelha, o problema está resolvido. Mas o real problema se encontra na decadência de diversas populações nativas que são dizimadas diariamente. O projeto visou conscientizar crianças por meio de uma ação social com o Colégio Monsenhor Alexandre, localizado no município de Mauá-SP, sobre a importância das abelhas Melíponas (Meliponinae, Apidae, Hymenoptera) na preservação da diversidade vegetal dos ambientes, o seu potencial comercial e de auxílio na educação ambiental. Fazendo isso através de uma apresentação sobre a espécie com destaque em ecologia, distribuição, características principais e conservação, uma oficina ilustrando as principais espécies de Melíponas usadas na meliponicultura, além de um inventário biológico com exemplares de espécies e questionário para avaliar a base inicial de conhecimento das crianças e o que elas aprenderam ao final da oficina.  O estudo compreendeu a faixa etária de 12 a 15 anos, com as salas de 6°, 7° e 9° ano do Fundamental II. A oficina ocorreu em 7 salas, de aproximadamente 30 alunos cada. Além da palestra, foi feito um debate com as salas do 9° ano, no qual a turma foi separada em dois grupos: um de defesa e o outro de oposição ao uso de agrotóxicos, relacionando o debate com a importância das abelhas para a polinização e como esses pesticidas influenciam em um declínio das populações desses indivíduos. Constatamos que há um uma falta de conhecimento dos alunos sobre abelhas nativas, porém não é de total desfalque. Mesmo que o tema não seja normalmente abordado nas escolas, há um grande interesse por insetos como o grupo amostrado, tendo- se um maior medo ou receio com as abelhas por conta da sua ferroada. Não obstante, há um grande entendimento por parte dos alunos da importância ecológica e comercial das abelhas, muito provavelmente por terem consciência de sua importância na polinização. Ao final, os alunos apresentaram um grande interesse e admiração pelas abelhas sem ferrão, pois acabaram perdendo o medo e conseguiram ter uma maior proximidade com os indivíduos. O projeto demonstrou que as melíponas podem ser um grande instrumento para educação ambiental e entendimento da problemática acerca da falta de abelhas nos ecossistemas, podendo auxiliar em explicações sobre a utilização de agrotóxicos, aquecimento global, agricultura em grande escala e desmatamento.

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

KANADA E SILVA, I. L.; HITTO, I. D.; FURTADO, M. N. ECOLOGIA DE MELÍPONAS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista FundAção , Santo André, Brasil, v. 2, p. 62–79, 2024. Disponível em: https://revistafundacao.fsa.br/ojs/index.php/rfa/article/view/33. Acesso em: 9 out. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência extensionista