ANÁLISE DA ÁGUA PARA CONSERVAÇÃO DA REPRESA BILLINGS
Palavras-chave:
Educação, Qualidade da água, Mananciais, LeisResumo
A qualidade da água no reservatório Billings vem sendo motivo de diversos estudos, que tem preocupado pesquisadores na última década, e isso se deve principalmente pelas ocupações da população em condições precárias no entorno dos braços da represa. Além disso, o descarte ilegal nas águas da Billings também prejudica a biota aquática e consequentemente a saúde pública, já que a água da Billings serve para abastecer a região metropolitana de São Paulo. Para divulgar à sociedade tal problema, desenvolvemos uma ação social com o objetivo de divulgar estudos sobre a qualidade da água da represa Billings com conteúdo sobre as legislações que colaboram para a preservação da mesma. Foi feita a coleta de água junto à bióloga Marta Marcondes no braço Grota Funda da Billings e posteriormente a análise das amostras no laboratório cedido pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Os resultados da análise mostraram a presença de microrganismos contaminantes como E. coli. O resultado da pesquisa foi divulgado através da panfletagem e distribuição de garrafas de água no Município de Diadema e no Centro Universitário Fundação Santo André. Foi colocado no rótulo das garrafinhas de água a frase “ Se você cuida da água que bebe da garrafa, você também pode ajudar a cuidar da água que abastece os municípios do ABC” e nos panfletos foi inserido um QR Code que direcionava quem acessava às legislações vigentes na proteção da represa como forma de sensibilizar o público participante.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista FundAção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License