INCLUSÃO ESCOLAR: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA

Autores

  • Marcia Viana Faci Pereira Centro Universitário Fundação Santo André
  • Marli Vizim Centro Universitário Fundação Santo André

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de descrever os aspectos legais e históricos da Educação Especial no Brasil na perspectiva da Educação Inclusiva, bem como conceituar o termo inclusão e aspectos de sua trajetória, com uma análise e reflexão sobre os avanços e obstáculos existentes tanto na escola regular, como na de educação especial.  A metodologia foi de cunho bibliográfico, contudo a coleta de dados, realizada a partir de fontes secundárias e baseada nos aspectos legais da Educação Inclusiva do Brasil, resultou em uma pesquisa exploratória que buscou descrever o conhecimento a ser investigado. Foi feito um levantamento dos avanços e obstáculos, por meio de um questionário com perguntas objetivas e dissertativas, a partir do discurso das escolas regulares e das escolas de educação especial. O resultado permitiu verificar que os avanços legais colocam o Brasil entre os países do primeiro mundo, contudo as políticas públicas implantadas não conseguiram romper com as barreiras físicas, organizacionais, estruturais, pedagógicas, de comunicação e atitudinais. Foi apontada a necessidade de formação continuada tanto na instituição escola especial quanto na regular. Também se destacou que a inclusão, mesmo trazendo benefícios, ainda é precária nas escolas regulares, sendo sua responsabilidade depositada na figura do professor e na sua sensibilidade ao processo de inclusão, e não como uma política pública de educação.

Palavras-chaves: Inclusão. Integração. Escola regular. Escola especial.

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Publicado

2023-04-13

Como Citar

Pereira, M. V. F., & Vizim, M. (2023). INCLUSÃO ESCOLAR: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA. Revista FundAção, 1, 50–65. Recuperado de https://revistafundacao.fsa.br/ojs/index.php/rfa/article/view/20

Edição

Seção

Relato de experiência extensionista