EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E AÇÃO DE PROMOÇÃO À SAÚDE: IDENTIFICAÇÃO E DISCUSSÃO SOBRE REPRESENTAÇÕES DE SAÚDE, DOENÇA E CORPO EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO EM SANTO ANDRÉ, SP, BRASIL
Palavras-chave:
Extensão universitária. Promoção em Saúde. Autonomia.Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma ação de extensão universitária realizada no primeiro semestre de 2022, parceria entre Centro Universitário FMABC, Centro Universitário Fundação Santo André – FSA e Colégio da Fundação Santo André. O objetivo foi elaborar uma oficina de promoção à saúde para compreender as representações sociais sobre saúde, doença e corpo de estudantes do Ensino Médio de uma região do município de Santo André e dialogar sobre essas representações sociais. Foram estabelecidas as seguintes etapas: levantamento bibliográfico, leituras de referências e discussão, elaboração de instrumentos de comunicação, identificação e análise de dados secundários sobre a população-alvo da ação, elaboração de estratégias de identificação das crenças e representações, elaboração e realização das atividades com a população-alvo, análise e devolutiva. Como resultado, foi elaborada uma ação de promoção à saúde executada por estudantes dos seguintes cursos: Farmácia, cujo tema central foi o valor simbólico do medicamento; Fisioterapia, cujo tema central foi a construção social e cultural do corpo; Psicologia, voltada à questão da saúde mental e das pressões sobre estudantes; e Terapia Ocupacional, que tratou da representação e crenças sobre o cotidiano e a saúde mental. A interação entre estudantes gerou questionamentos e surpresa, provocando uma mudança nas concepções sobre o papel que desempenharam na atividade, convocando a estabelecer uma relação mais horizontal e intensificando o diálogo e a troca de saberes. A ação criou a possibilidade de construção de conhecimento coletivo e a desconstrução de uma realidade natural e certa e os participantes puderam enxergar a autonomia do outro nessa experiência.
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