RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA ATIVIDADES DESPLUGADAS E INVESTIGATIVAS COM ALUNOS DE 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Atividades desplugadas, pensamento computacional, problemas investigativos, matemáticaResumo
Este trabalho relata a experiência de aplicação de atividades desplugadas investigativas desenvolvidas em um projeto de extensão, aplicadas em uma escola de educação básica da cidade de Osório/RS, com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Essas atividades objetivam contextualizar a Matemática com o Pensamento Computacional, por meio de encontros que trabalham com a resolução de problemas investigativos utilizando recursos desplugados (sem o uso de recursos digitais). Os resultados mostram um visível aproveitamento e interesse dos alunos nas atividades propostas, diversificando as tarefas clássicas normalmente propostas na escola, indo além de aulas expositivas e exercícios repetitivos. Os resultados apontam em torno de 60 a 90% de acertos nas tarefas realizadas, considerando que as soluções foram criadas exclusivamente pelos alunos, e mesmo aqueles que tiveram alguma dificuldade, conseguiram encontrar seus próprios erros, proporcionando aos estudantes a devida apropriação do Pensamento Computacional atrelada a resolução de problemas investigativos relacionados com tarefas específicas da disciplina de Matemática, gerando curiosidade, criatividade e autonomia.
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